domingo, 31 de agosto de 2008

Agosto: Mês das vocações

VOCAÇÃO, DIGNIDADE E DESTINO DA PESSOA HUMANA

O mês de agosto é considerado pela Igreja como o mês vocacional. A palavra vocação vem do latim vocatione e significa “chamado”. Todos nós, em algum momento da vida, perguntamo-nos: de onde vim, para que vim e para onde vou? Encontrar tais respostas é saber sobre o sentido da vida e a nossa vocação: nossa história, missão e destino. O mundo costuma associar vocação à profissão e, geralmente, respondemos ao chamado de nossas habilidades e desejos (amiúde somente materiais) aliados às demandas profissionais do mercado de trabalho. Em meio a tantos caminhos pós-modernos possíveis, tendemos a ficar perdidos e confusos: Qual rumo eu devo tomar? Vou ter sucesso e dinheiro? Será que minha escolha foi certa?...

E Jesus nos diz: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?” (Mc 8, 36). Ora, não podemos reduzir o significado de nossa vocação apenas aos nossos dons e aptidões. Da vida profissional à pessoal e familiar, prioritariamente, eis que temos de responder à vocação humana primeira, acolhendo o chamado primordial de amor a Cristo, com Cristo e em Cristo como “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6), numa “con-vocação” à humanidade.

Enquanto cristãos católicos, nosso desafio fundamental é, segundo o Documento de Aparecida: “mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos-missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por toda parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo” (DA 14). Pois: “Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus, a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos os seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DA 41).

Portanto, para responder ao chamado, descobrindo o caminho de cada um e de todos, não é preciso ir a terapeutas, numerólogos, astrólogos ou tarólogos! É em Jesus Cristo, nosso Senhor, que realizamos a dignidade e o destino de nossa vocação humana, como também, é na Igreja viva – e seguindo adiante (“Ultreya”) – onde ela deve se manifestar, através da nossa missão de evangelizar, imbuídos no amor! No entanto, como estamos reafirmando nossa resposta a esse chamado? A música proclama: “é missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a sua voz”, então, que aproveitemos o mês de agosto e fiquemos a gosto para refletir, encontrar, realizar e anunciar cada vez mais a nossa vocação prioritária!

Janine

Nenhum comentário: