sábado, 1 de novembro de 2008

EXTRA, EXTRA: JORNAL DECOLORES de NOVEMBRO!



Boletim Informativo do

Movimento de Cursilhos de Cristandade

Arquidiocese de São Salvador - Bahia

EDITORIAL

Novembro 2008

            O Movimento de Cursilhos de Cristandade realizou sua Assembléia Diocesana no dia 11, próximo passado, contando com a presença da recém eleita Coordenadora Regional, Raimunda Crispim (GED de Itabuna) e de 62 (sessenta e dois) participantes.

          A apresentação da nossa realidade foi pautada nos compromissos assumidos e cumpridos na Assembléia de 2007. Nessa avaliação, destacamos a formação das equipes para desenvolver as funções inerentes ao Movimento. Essa estratégia possibilitou o planejamento participativo, maior integração e comprometimento entre componentes das equipes.

         O Documento de Aparecida foi o fundamento do Julgar apresentado pela Coordenadora Regional.

         As ações a serem pensadas para o futuro, deverão ser embasadas no que nos solicita esse documento. Ainda no Julgar, e mais particularmente no que nos pede o carisma do Movimento, refletiu-se a necessidade de formação de Núcleos Ambientais em nosso contexto, e busca de alternativas para atender com mais eficiência e maior eficácia os jovens cursilhistas do GED Salvador.

          Convocamos todos que formaram o Movimento nessas quatro décadas, e que caminham conosco nessa trajetória, para JUNTOS, unindo forças, de espírito aberto e sem medo de inovar, possamos planejar e executar as propostas concretas que foram lançadas para o ano de 2009.

Aqui, os “AFLITOS” é o nosso LUGAR.

Lugar de reflexão, de estudo, de discussão, de decisão, de ação, de oração.

Lugar de ENCONTRO e de REALIZAÇÃO.

Lugar de MOVIMENTO.

          Peçamos a proteção da Nossa Mãe Santíssima e agradeçamos a Deus por intermédio do Filho e pela intercessão do Espírito Santo por estarmos hoje, comemorando 40 anos de Cursilho na Arquidiocese de São Salvador.

 

Um fraterno abraço,

 

Lucia Liguori

Coordenadora do GED

---------

MCC completa 40 anos em Salvador

Alfredo Oliveira

Estamos em ano jubilar!  São os 40 anos de implantação do MCC em Salvador!

      Como todos estamos acostumados a propagar, os Cursilhos de Cristandade oriundos da Espanha, foram introduzidos no Brasil em 1962, quando em Valinhos SP, foi realizado o 1º Cursilho Masculino.

 Nesse mesmo ano iniciou - se em Roma o CONCÍLIO VATICANO II, que proporcionou à Igreja no Brasil, um clima pastoral de renovação de expectativas e de esperanças. Havia então, um ambiente de otimismo, de acolhimento a iniciativas pastorais, as mais variadas, em muitas Dioceses deste país.

      É evidente que num contexto assim, o MCC encontrou campo propício para uma rápida expansão.

      Em Salvador o MCC foi introduzido em 1968, graças à iniciativa de D. Walfredo Tepe, então Bispo Auxiliar de D.Eugenio Sales, na Arquidiocese.

      Em 1967, D. Tepe reuniu um pequeno grupo formado por: ERWIN MORGENROTH, RENATO MESQUITA e BARAQUÍSIO LISBOA, entre os leigos, e mais o Pe HELENO MEDEIROS, Vigário da Catedral Basílica de Salvador, para ir a São Paulo fazer o 54º Cursilho Masculino de lá, e verificar a sua validade para a realidade da nossa Arquidiocese.

      A partir daí, sempre sob a orientação de D. Tepe e com a colaboração desse grupo inicial, outros irmãos, homens e mulheres, foram enviados a São Paulo, e começaram os preparativos para criar a infra-estrutura humana indispensável à implantação do MCC em Salvador.

      Em principio de 1968 já se contavam 12 (doze) homens que tinham feito Cursilho em São Paulo, e já se dispunha de um mínimo de condições para realizar um Cursilho Masculino com a ajuda de uma pequena equipe paulista.

      Assim, de 23 a 26/05/1968 foi realizado o 1º Cursilho Masculino em Salvador, tendo como Coordenador Sergio A. de Souza Camargo (SP).

      Após terem sido realizados os 02 (dois) primeiros Cursilhos Masculinos, foi dado início à realização de Cursilhos Femininos, com uma equipe inicial constituída de mulheres que também passaram por São Paulo, dentre as quais estavam: ELISA DOS PASSOS, RUTE MESQUITA, CAROLINA SENTO-SÉ e CARMEN AZEVEDO  que contaram ainda com a ajuda de um pequeno grupo de lá.

      O 1º Cursilho Feminino de Salvador foi realizado de 03 a 06/12/68 coordenado por Mariana de Souza Camargo (SP).

      A partir daí, o Cursilho se foi consolidando na Arquidiocese, e se estruturou a ponto de ser o “marco inicial” para a expansão para outras Dioceses da Bahia e de todo o Nordeste, tais como as Arquidioceses de Olinda e Recife, de Teresina e de Aracajú.

      Mas foi a ala feminina do MCC de Salvador, que mais desenvolveu sua vocação missionária, levando o Movimento para outras Dioceses, sob a liderança de CARMITA OVERBECK.

      CARMITA foi a grande mensageira do GED de Salvador a espalhar o MCC por todo o Nordeste.

      Foram cerca de 20 Dioceses dos Estados da BAHIA, PIAUÍ, PERNAMBUCO, SERGIPE, ALAGOAS, RIO GRANDE DO NORTE e CEARÁ a receberem a ação evangelizadora de CARMITA, através do MCC.

      Mas é de justiça lembrar, também, que muitas outras pessoas - homens e mulheres - na medida em que foram solicitadas, e dentro de suas possibilidades, deram sua contribuição para que o Movimento de Cursilhos se espalhasse, se ramificasse e/ou consolidasse nas Dioceses da Bahia e do Nordeste.

      Para nós de Salvador, são 40 anos de muito esforço, muita luta e dedicação, para procurar realizar os objetivos do MCC.

      Muitos foram os momentos de êxitos e - porque não assumir? - também de fracassos, tensões e dificuldades.

      Mesmo assim, temos muitas razões para agradecer a Deus pelos inúmeros benefícios que o MCC tem proporcionado a milhares de pessoas iniciadas ou renovados em sua fé, através dele e que, como tal, se fazem fermento em seus ambientes.

      A luta continua. Vamos nos preparar para contribuir cada vez mais, para que o Movimento cumpra seu objetivo e seu Carisma de buscar Evangelizar os Ambientes, através dos Núcleos Ambientais.

 

Que assim seja!

-------

CAMINHANDO COM O SENHOR

Lygia Fialho

 

O Cursilho representa para mim

O princípio, o meio e o fim,

De uma caminhada de fé com o Senhor.

Deu sentido pascal à minha dor,

Fez-me encontrar em tudo a alegria.

Encantar-me com a palavra de Deus; sua magia.

Despertou em meu viver um novo ser.

Aprendi pouco a pouco a compreender

Que tudo tem sentido, depende de nossa vontade,

Se como Maria entregamos nossa liberdade,

Àquele que tudo pode transformar.

Ao utilizar o método ver, julgar, agir, avaliar.

Vamos construindo uma crítica consciência,

Acolhendo os critérios de Deus, e a paciência.

Que Ele tem tido para ajudar-nos a crescer.

Ao apreciar com nitidez o nosso ver,

E julgando com os critérios do Senhor,

Conseguimos colocar o missionário ardor,

Necessário para chegar a um correto agir.

O Cursilho ajudou-me a construir

Uma criatura totalmente diferente,

Um ser que na Palavra de Deus, tão somente,

Encontrou novo ânimo para se reestruturar.

Hoje, com a maior alegria, posso afirmar.

Que no Cursilho encontrei a verdadeira vida,

E com a alma completamente agradecida

Faço, após 36 anos de caminhada, meu louvor,

Ao movimento que me fez encontrar, profundamente,

 

Jesus Cristo o meu libertador!
------

Feliz Aniversário

 João Elias Mattos Correia

Rep. Jovem Reg. NE III

          Festejar aniversário, comemorar a cada ano que se passa o nascimento, o surgimento, a descoberta, ou ainda o aparecimento de algum acontecimento. É justamente isso que a Arquidiocese de São Salvador está a festejar neste ano de 2008. A primeira capital brasileira está celebrando o 40º aniversário de implantação do Movimento de Cursilhos de Cristandade na sua igreja.

          Quarenta anos de peregrinação e que para mim teve como um de suas principais obras, o fato de ser o GED de Salvador responsável pelo nascimento desse movimento tão abençoado em minha terra natal. GED este, que nos primeiros anos de atividade evangelizadora, acolheu alguns poucos peregrinos ilheenses que saíram de seus lares em direção a terras soteropolitanas para serem formados e transformados em líderes e que em 1971 foram os responsáveis pela realização do 1º Cursilho da Diocese de São Jorge dos Ilhéus.

          No decorrer dessa caminhada estou certo que muitas outras conquistas foram alcançadas para o reino de Deus através dos irmãos e irmãs em Cristo que passaram e permanecem neste GED se dedicando e trabalhando arduamente no esforço de cada vez mais arrebanhar operários para a messe divina. Cursilhistas de coração, como Carmita Overbek a qual tive o prazer de conhecer num retiro de silêncio que ministrou para os GED de Ilhéus e Itabuna no ano de 2007.

          Mais uma grande vitória que considero ter sido obtida pelo movimento de cursilhos na cidade de Salvador, foi justamente neste ano em que comemora 40 anos de vida, a realização do seu primeiro cursilho específico para jovens, onde tive a oportunidade de participar e presenciar a preparação e formação de 29 jovens que tiveram a graça de ver de perto a face de Nosso Senhor Jesus Cristo num retiro de muita espiritualidade e alegria fraterna.

         

          Desejo a todos os queridos irmãos e irmãs cursilhistas soteropolitanos, um feliz aniversário e peço a Deus, a São Paulo nosso patrono e a Nossa Senhora Aparecida nossa mãe, que continue a derramar bênçãos sobre essa Arquidiocese para continuarem perseverantes na estrada de Jesus. Cristo continua contando com vocês e promete permanecer enviando suas graças. 

Saudações Decolores a todos.