sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DECOLORES OUTUBRO/2014, o Jornal do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Salvador Bahia


Jornal Informativo do
Movimento de Cursilhos de Cristandade
Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Editorial
Outubro 2014
               Meus irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
                        Muitos filhos de DEUS, membros da FAMÍLIA DECOLORES, Cursilhistas do meu coração, seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, trabalhadores da vinha do Senhor, também são, nas suas origens, discípulos do Mestre e missionários por ELE constituídos.
                         Todos gostariam de ver publicado neste espaço algo escrito sobre a alegria de ser MISSIONÁRIO do Evangelho de Deus. Isto me leva ao sublime esforço de, neste texto, promover a reflexão de cada um destes meus irmãos, operários divinos.
                          Em recente oportunidade nos referimos sobre a magnitude da BÍBLIA SAGRADA por conter a Palavra de Deus. Agora damos glória ao nosso Pai Celeste pelo ensejo de abordarmos a MISSÃO por ELE recomendada a todos nós - melhor dizer confiada a todos nós. É bom contemplar o Evangelho e viver esta emoção. Merecer a confiança de DEUS é crer, mesmo, que a vida é eterna por SUA vontade suprema.
 Portanto Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28, 19); “E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).
                           Jesus fora enviado por DEUS para execução da missão salvadora da humanidade e é esta mesma missão que hoje nós somos chamados a continuar o seu cumprimento. O que será que Deus espera de nós, num cenário de tantas dúvidas e de tantos desvios de conduta? A resposta é clara: Deus quer, apenas, que cumpramos a MISSÃO. Então “vamos à luta” e acreditemos na munição que ELE nos colocou à disposição: A BIBLIA e o AMOR. Podemos dizer, apenas, A PALAVRA e DEUS, sim ELE próprio; não necessitamos de mais nada. Jesus caminha conosco e o Espírito Santo fala por nós. Meus irmãos Cursilhistas a nossa Igreja reserva o mês de Outubro para dar mais ênfase ao papel do MISSIONÁRIO e o faz bem. O nosso MCC se engaja neste trabalho e se orgulha disto. O Senhor continua necessitando de braços para ceifar a MESSE.
AQUI ESTAMOS, SENHOR!

                                                                                            Aloysio Campos Filho
Coordenador do GED Salvador
Dia Mundial das Missões
Extraído da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões

                Queridos irmãos e irmãs! Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, não qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: A Igreja nasceu em saída”. O Dia Mundial das Missões é um momento privilegiado para os fiéis dos vários Continentes se empenharem, com a oração e gestos de solidariedade, no apoio às Igrejas jovens dos territórios de missão. Trata-se de uma ocorrência da graça e alegria: De graça, porque o Espírito Santo, enviado pelo Pai, dá sabedoria e fortaleza a quantos são dóceis à sua ação; de alegria, porque Jesus Cristo, Filho do Pai, enviado a evangelizar o mundo, sustenta e acompanha a nossa obra missionária. E, justamente sobre a alegria de Jesus e dos discípulos missionários, quero propor um ícone bíblico que encontramos no Evangelho de Lucas (cf. 10, 21-23).
                 Narra o evangelista que o Senhor enviou, dois a dois, os setenta e dois discípulos a anunciar, nas cidades e aldeias, que o Reino de Deus estava próximo, preparando assim as pessoas para o encontro com Jesus. Cumprida esta missão de anúncio, os discípulos regressaram cheios de alegria: A alegria é um traço dominante desta primeira e inesquecível experiência missionária. O Mestre divino disse-lhes: “Não vos alegreis, porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu”. Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo e disse: “Bendigo-te ó Pai (...)”, Voltando-se depois para os discípulos, disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que estais a ver” (Lc 10, 20-21.23). As cenas apresentadas por Lucas são três: Primeiro, Jesus falou aos discípulos, depois dirigiu-Se ao Pai, para voltar de novo a falar com eles. Jesus quer tornar os discípulos participantes da sua alegria, que era diferente e superior àquela que tinham acabado de experimentar.
                O Pai é a fonte da alegria. O Filho é a sua manifestação, e o Espírito Santo o animador. Imediatamente depois de ter louvado o Pai – como diz o evangelista Mateus – Jesus convida-nos: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30).
                Em muitas regiões, escasseiam as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa consagrada. Com frequência, isso fica-se a dever à falta de um fervor apostólico contagioso nas comunidades, o que faz com que as mesmas sejam pobres de entusiasmo e não suscitem fascínio. A alegria do Evangelho brota do encontro com Cristo e da partilha com os pobres. Por isso, encorajo as comunidades paroquiais, as associações e os grupos a viverem uma intensa vida fraterna, fundada no amor a Jesus e atenta às necessidades dos mais carecidos. Onde há alegria, fervor, ânsia de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas, nomeadamente as vocações laicais à missão. Por isso, é importante uma adequada formação deles, tendo em vista uma ação apostólica eficaz.
                À Maria, modelo de uma evangelização humilde e jubilosa, elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo.
Aniversariantes
                  Iniciamos o terceiro mês consecutivo em que características especiais estão presentes no calendário da Igreja Católica. Foi agosto o mês das Vocações; setembro o mês da Bíblia e agora Outubro o mês das Missões. É hora de fazermos uma reflexão sobre o que já mudou em nós, ou o que mudará no decorrer desse mês de outubro quando estará se completando esse ciclo de temas que tanto atraem os cristãos católicos. Nossa Vocação maior está voltada para Deus, o Pai com a sua Palavra nos dá a Missão  : “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20). Irmãos e irmãs aniversariantes, que possamos viver em harmonia, na prática de uma vida fraterna e solidária na busca de um novo mundo.
Parabéns, felicidades, são os votos do
GED Salvador.
Outubro:
Dia 02 – Rosana Maria Rehem da Silva Fialho, Aurivanda Macedo Silva, Leandro Carneiro Lapa e Tereza Cristina Carvalho Fagundes, dia 04 – Franklin José Andrade Gomes, dia 08 – Blandina, dia 12 – Nydia Liberato de Matos Gonçalves, dia 13 – Normélia O. Santos, dia 14 – Aurélio Carvalho de Oliveira, dia 15 – Maria Luiza Mello Santos e Josué Nascimento da Silva, dia 16 – Maria Cristina Fialho Duarte e LENE – Elenilza Araújo Almeida Gama, dia 17 – Edvirgens Araújo da Silva, José Bonfim Guimarães, Orleyde Maria Araújo, Jassilene Matos do Nascimento e Marly Magalhães, dia 18 - EVA - Josefa Dias de Souza Gama e Eliana, dia 20 – Thiara Teixeira, dia 21 – Mercedes Magalhães, dia 22 – Marcelo de Carvalho dos Santos, dia 23 – Walter José Dória Soares,  dia 24 – Marialva Caldas Silva, dia 25 – Cremilda dos Santos, Maria do Carmo dos Santos Torres e Laudelina Nascimento da Silva, dia 28 – Jocilene dos Santos Santana, dia 31 – Regina Helena Viana de Oliveira.

Notícia decolores          CONVITE
      O Movimento de Cursilhos de Cristandade de Salvador convida a todos os cursilhistas para a missa de 30º dia do falecimento de CARMITA OVERBECK no dia 09/10 às 09h00 na Igreja Nossa Senhora da Vitória. Vamos demonstrar a nossa gratidão à Carmita, pelo seu testemunho de vida dedicada ao MCC não só na Bahia, mas, em todo Brasil. Compareçam, prestigiem esse Ato Litúrgico!   
       Lembramos também aos aniversariantes, a missa do último sábado do mês, que é celebrada em homenagem aos aniversariantes do mês. Agora em outubro a missa será no dia 25 às 17h00.  Venham, prestigiem!


Núcleo de apoio cristão
O que é ser missionário

                     Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão. “anunciar o Evangelho é necessidade que se me impõe” (1Cor 9, 16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua se não é missionária”

                      Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus.

                    O evangelismo “com renovado ardor missionário” exige que a pregação do Evangelho responda aos “novos anseios do povo”.

                    Exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus. “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20, 21). Sem entusiasmo e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora.

                   Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: Não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser Igreja.

                   E aí vai o desafio: Como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida?

...Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao reino de Deus em prol da promoção humana.