sexta-feira, 7 de agosto de 2015

DECOLORES AGOSTO/2015, o Jornal do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Salvador Bahia

Decolores
Jornal Informativo
Movimento de Cursilhos de Cristandade
Arquidiocese de São Salvador – BA
Editorial
Agosto
               Irmãos e irmãs cursilhistas,
                    Iniciamos o mês de agosto, no qual a nossa igreja reverencia aqueles que, com efetivo gosto, laboram o mandamento de Jesus, ditado nos SEUS últimos momentos, aqui na terra, entre os vivos de SUA escolha, os Discípulos transformados em Apóstolos, encarregados de levarem o Evangelho a todos os povos. Ali Jesus ditou a missão ao Grupo, inicialmente sob a liderança de PEDRO, o primeiro PAPA. De geração em geração, esta liderança chegou à nossa época com o PAPA FRANCISCO. O Santo Padre por sua primeira Exortação Apostólica, a luz divina se materializou sob o título “EVANGELLI GAUDIUM” – traduzido para a nossa língua como “A ALEGRIA DO EVANGELIHO”.
                      Assim, no mês de agosto, rememoramos a tarefa sublime de fazer com que a voz de CRISTO seja ouvida, ainda hoje, nos confins da terra, pela boca de abnegados seguidores, discípulos do nosso tempo, que se fazem missionários apostólicos como Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes (este último, o traidor de Jesus). Não nos esqueçamos, contudo, que a nossa Igreja, hoje estimulada pelo Papa Francisco, a sair, além dos templos, em diligência de evangelização, perseverou com a presença firme, altaneira e decidida de uma mulher, em cujo coração trazia guardados todos os momentos da vida de Jesus: MARIA – a Mãe de Jesus. Destemida senhora, temente a Deus; obediente ao PAI; o AMOR em sua excelsa expressão, a fazer com que nenhum dos onze esmorecesse, organizando-se e espraiando-se progressivamente, pelas casas, pelas Sinagogas, pelas Praças, pelos Caminhos, pelos Templos, pelo Mundo. O anúncio da BOA NOVA, do Reino de Amor e de Paz, vontade divina, cuja realidade, para ser compreendida, necessitou do sacrifício da vida do HOMEM em que DEUS se fez, querendo assim se comunicar melhor com os que eram SEUS, os quais não o receberam. Morto ressuscitou. Ressuscitado subiu aos céus. Do céu mandou o Seu Espírito, conforme Sua própria promessa, para que, enfim, cressem nELE como VERDADE, CAMINHO E VIDA.
Decolores que tal nós, homens e mulheres, nos fazermos, “PEDROS” e “MARIAS”, ajudando, hoje, como foi ontem, para que assim seja manhã, construído, de fato, o Reino de Deus; um Reino de Paz e de Amor, uma vez que cada um de nós temos DEUS no coração? Vamos evangelizar os ambientes – esta é a nossa missão. Jesus Cristo nos disse um dia: “EU CONTO CONTIGO”!
                                                                                                    Aloysio Campos Filho
Coordenador do GED Salvador

Aniversariantes

           São eles e elas os aniversariantes do mês de agosto, mês das vocações. Que o Divino Espírito Santo ilumine a todos vocês para que saibam discernir bem as suas escolhas, sempre se lembrando de que todos nós temos vocações; fomos chamados para trabalhar  na vinha do Senhor.

Feliz aniversário para todos
GED SALVADOR
 Agosto:
Dia 03 – Fernando Pimenta Lima,  dia 06 – Catarina Barreto, dia 07 – Vania Carvalho, dia 08 – Nina Miranda, dia 09 – Dilia Gordilho, dia 10 – Dalila Gramacho Calmom, dia 14 – Antonio Barreto Galvão, dia 16 – Marisa Mello Vilas Boas e Josélia Bispo Duarte, dia 17– Lia, dia 18 – Giselma Alice Melo da Silva e Silvia Maria Azevedo Nascimento, dia 20 – Catarina Macedo, dia 21TON-Cleiton Antonio Santos da Silva, dia 23 – Sheila Magaly de Souza Gama e Ivone Biscaia, dia 24 – Adalberto Alves de Lima e Selva Maria de Magalhães Franco, dia 25 - Carmeci Maria de Souza Galvão, dia 26 – Maria das Graças de Santana Nogueira, dia 27 – Julita Ferraz, dia 29 – Luana Clara Braid Araújo, dia 30 – Vera Oliveira, dia 31 – Rafael Fialho Bulcão e  RAFA  - Rafael Azevedo Nascimento.
Notícias decolores

                   Estaremos realizando o 20º CURSILHO MISTO no Centro de Treinamento de Líderes em Itapuã (CTL) nos dias 21, 22 e 23 de agosto. Estamos solicitando aos cursilhistas que têm candidatos, que façam as apresentações o quanto antes, para que haja tempo de se fazer as devidas apreciações de praxe. Enfatizamos a necessidade de se observar as recomendações a serem seguidas para a escolha dos candidatos ao cursilho: “buscar as pessoas que se encontram na situação de afastados da igreja evitando pessoas que já estão engajadas em uma paróquia, principalmente, trabalhando em pastorais”.



                   Neste mês a Igreja celebra as vocações: Sacerdotal, Diaconal, Religiosa, Familiar e Leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus Sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja. Não foi você que me escolheu; fui eu que vos escolhi”, (Jo 15, 16).

                   O MÊS VOCACIONAL foi instituído em 1981 pela 19ª Assembleia Geral da CNBB e tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a PASTORAL VOCACIONAL tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.
                   Durante o mês refletimos e celebramos a Vocação Sacerdotal com o Dia do Padre, que age em nome de Cristo e é seu representante dentro da comunidade. Ao Padre compete ser Pastor e Pai espiritual de todos sob sua responsabilidade. Ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para o crescimento da comunidade, para que ela se torne cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
                Vocação Familiar com o Dia dos Pais. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. O Pai na família é fundamental. Como educador é um dos pilares da unidade e do bem estar familiar, cujos frutos são os filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O Pai é o representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos da Verdade, da Justiça e da Paz.
                 Vocação Religiosa com o Dia da Vida Religiosa. A Igreja lembra dos religiosos, homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
                 Vocação dos Leigos com o Dia dos Ministérios Leigos. Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.  

                      Como muitas vezes, é tão difícil responder a essa pergunta; vamos com calma porque somos vasos de barro. Primeiramente vamos responder a essa outra pergunta: O que é vocação? Pode ser uma escolha quando estamos buscando opções para desenvolver uma capacidade profissional que irá nos permitir o sustento e a administração da nossa vida terrena? Vocação é chamado?
                  Mas, afinal, quem nos chama? Chegamos ao nó da questão. Gente, vamos assumir o que somos e o que estamos  fazendo no mundo. A maior de todas as vocações deve ser a vocação pela vida dom de Deus que nos é dado sem nos cobrar nada, para ser colocada a serviço do próximo. Viver é no fundo deixar marcas nessa terra com o seu jeito único de ser. A felicidade é um estado de espírito.
                      Quantas pessoas que ainda dizem: Não sou santo, não nasci para ser santo, não quero ser santo”.
                      Enganam-se quando imaginam que surgiram no mundo com um toque mágico. Esqueceram-se que um SOPRO DIVINO lhes tornou imagem e semelhança do Criador, que tudo pode e nada para Ele é impossível. Mas, por outro lado, como tem sido tão impossível para nós alcançarmos a semelhança com Deus!  
                      Ainda são atribuídas a Deus as mazelas do mundo.  Quando acontecem conflitos, violências, desgraças, mortes violentas, catástrofes, ouve-se então na linguagem do povo: Deus quis assim”. É preciso limpar o nome de Deus quando nos referimos aos males do mundo. Devemos sim, atribuir esses males do mundo à responsabilidade da humanidade. Deus está atuando para fazer a salvação. É assim que Deus se revela, pois o prazer de Deus é salvar. Então, por que lembrar assim o nome de Deus nessas horas tão infelizes? Os males do mundo têm outras causas que nós não queremos assumir. Esses males são da nossa responsabilidade.
                      Portanto irmãos e irmãs, sejamos santos/santas e vamos cultivar a santidade que nos foi reservada desde a nossa concepção de vida no seio materno!

Deus é amor.