quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

DECOLORES DEZEMBRO/2015, o Jornal do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Salvador Bahia



Decolores

Jornal Informativo do
Movimento de Cursilhos de Cristandade
Arquidiocese de São Salvador – BA

Editorial

Dezembro/2015

Meus Irmãos e Minhas Irmãs CURSILHISTAS do Coração de Jesus Cristo, do Coração da Sua Santíssima Mãe a Virgem Maria e do coração de todos nós seus irmãos, filhos adotivos de Maria e de Deus - Pai Rico em Misericórdia e bondade, chegamos ao mês de dezembro quando celebramos o NATAL DO MENINO JESUS. Para o mundo civil é o último mês do ano, mas para nós, seguidores, discípulos e missionários do HOMEM DE NAZARÉ, é o primeiro. Novembro culminamos nossa alegria cantando louvores ao NOSSO REI para, em seguida, renovarmos o nosso interior, meditarmos os nossos tempos, os nossos feitos, purificar os nossos corações, reacender nossa esperança num futuro melhor porque vai nascer, de novo, o MENINO DEUS. Deixemos, então, nossos corações limpos, vazios, para abrigar o “Bebê de Deus”. Facultemos a ELE a sensação de bem-estar, alojado, aconchegado em nossos corações, de modo que a Mãe Santíssima possa cuidar, morando contente com o seu esposo-guardião José. Isto deve ser para nós motivo de extrema euforia, mas não nos esqueçamos que o nosso Rei foi coroado com uma Coroa de Espinhos porque nós não o reconhecemos quando ELE, VERDADEIRO DEUS, esteve em forma de VERDADEIRO HOMEM, quando Deus pensou em conversar pessoalmente, presentemente, conosco... e nós não o reconhecemos! Hoje os nossos corações substituem aquela coroa pela de ouro, na festa de Cristo Rei, como gostaríamos de ver adornada sua cabeça, mas não nos esqueçamos de que ELE nos quer humildes, simples, naturalmente bons e caridosos.

TEMPO DO ADVENTO – assim a nossa igreja nos prepara para a grande alegria do nascimento do CRISTO SALVADOR. Este tempo começou a ser definido e aceito a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Contudo, em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.

DECOLORES QUERIDOS, continuamos aturdidos com o comportamento dos homens pelo mundo afora que, desprezando o amor que Cristo nos recomendou praticando conosco, matam-se cruelmente reduzindo à vil insignificância a preciosidade da vida, GRAÇA DIVINA; mas em SUA agonia, orando no Horto das Oliveiras, Jesus pediu ao Pai a proteção para os que ELE LHE houvera confiado e continuavam fiéis, e estendesse a sua mão divina àqueles que viessem depois e também cressem. ESTES SOMOS NÓS. Neste ADVENTO que seja fácil a nossa preparação. VINDE SENHOR JESUS!

Aloysio Campos Filho
Coordenador do GED Salvador


Aniversariantes

Aniversariantes do mês de dezembro, mês natalino, mês do nascimento do Menino Jesus, mês das visitas (os Reis Magos visitaram Jesus), mês do Advento (preparação para o Natal). Vamos todos juntos orar pela paz mundial, por um mundo mais fraterno e solidário, que o povo busque Deus como primeiro socorro para as suas necessidades, que deixemos nossa vaidade, nosso orgulho, peçamos a Deus para aumentar a nossa fé e que estejamos sempre mais a serviço dos pobres porque eles têm prioridade no coração de Deus. Parabéns para vocês!

Votos do GED e de todos os cursilhistas de 
Salvador


Dezembro:

Dia 1º - Vanessa Baraúna Silva, dia 02 – Marinalva Gonzaga dos Santos e Ricardo Libório, dia 03 – Ney Gonçalves de Souza e Nelzolinda Reis David, dia 6 – Marcus Paulo Silva de Souza, dia 7 – Robson Magalhães Souza, dia 14 – Zizi Gonçalves, dia 16 – Brasilia Faro, dia 17 – Vanessa Lemos dos Santos, Ruth Carvalho e Eugenia Lavigne, dia 19 – Jaqueline Freire dos Santos, dia 21 – Carleita de Souza Galvão (AITA) e Arilma de Jesus de São Leão, dia 25 – Lucia Seixas, dia 26 – Tate Jansen e Ana Benigna Jansen Mello, dia 29 – Catharina P. de Freitas Fontes THATA.



Notícias Decolores


Tivemos a realização do 3º ENCONTRO PARA JOVENS CURSILHISTAS nordeste 3 nos dias 20,21 e 22 de novembro, no centro diocesano Maria de Nazaré, em feira de Santana. Os jovens de 13 GEDs marcaram presença no encontro com o objetivo de compartilhar Experiências e ATENDER AO PEDIDO DO PAPA FRANCISCO

QUE OS JOVENS SEJAM PROTAGONISTAS DA EVANGELIZAÇÃO”.




Participaram do encontro representando o GED 
salvador os seguintes jovens cursilhistas:


Danielle Carvalho (Danny), Mateus Passos e Maria da 
Glória Bispo Sales.


O tema do encontro:

Ter um coração sempre jovem
(Papa FRANCISCO).

Advento

Advento: “chegada”, é o primeiro tempo do Ano Litúrgico,qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação, alegria e de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a Fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.


O tempo do Advento e suas características

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa exatamente quatro domingos antes do Natal e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus.
Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.
Por isso, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Uma das expressões desta alegria é o canto das chamadas Antífonas do Ó”.