terça-feira, 12 de abril de 2016

DECOLORES MARÇO/2016, o Jornal do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Salvador Bahia


Decolores
Jornal Informativo
Movimento de Cursilhos de Cristandade
Arquidiocese de São Salvador – BA

Editorial
Março/2016
PLANETA TERRA – A NOSSA CASA NA CASA COMUM
É uma festa o noticiário internacional sempre que o homem descortina algo de novo no Cosmo! Manchetes atraentes, fotos impressionantes, multicoloridas e emocionantes, fantásticas! Algumas chamam a atenção de todos quando, num pontinho diminuto, quase invisível, está o PLANETA TERRA – A NOSSA CASA, no universo de Deus, A CASA COMUM.
Aqui dentro desta nossa casa costumamos dizer que o mundo é pequeno... Não vamos nos enveredar por este caminho, mas precisamos ter consciência de que o mundo é pequeno por causa da grandeza infinita, imensurável, de DEUS, em sabedoria e bondade, PODER e GLÓRIA.
Sem ter conquistado tudo nesta terra, eis que o homem se lança à exploração do universo, e já polui o cosmo com inúmeros corpos nele lançados, justificando a revelação do seu próprio conhecimento, chegando a esquecer-se de que nenhuma autoridade alguém teria se não enviada pelo Pai que está no céu… que, aliás, enviou aquele que, sendo TODO PODEROSO, se portou humildemente, revelando o que o homem vaidosamente relega à insignificância; O AMOR! No Evangelho de João, Capítulo 19, 10-11 assim está escrito: “10Disse-lhe, então, Pilatos: Não me respondes? não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar? 11Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado;.”. Então, por que o homem se ousa em querer dar ordens nas coisas de DEUS? Isto, além dos prejuízos à própria saúde do homem está agredindo a saúde e o bem estar de todo o povo de Deus, na CASA COMUM.
Nossa preocupação hoje destaca, apenas, o seguinte: quando Deus criou o homem não o fez cristão, católico, hinduístas, islâmico, budista, xintoístas, ou modelos outros de religiosos; apenas disse que ouvíssemos o seu filho, e não nos impôs segui-lo {“5Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mt 17,5)}. Deus nos fez racionais e livres. Eis porque a CNBB edita a Campanha da Fraternidade 2016 sob o prisma da ecumenicidade. Ao dizê-la ECUMÊNICA respeita e obedece ao PAI CRIADOR, pois que todos são FILHOS SEUS - a TERRA que ELE criou a deu para todos – A CASA COMUM.
Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã, por isso o tema “A CASA COMUM – NOSSA RESPONSABILIDADE”.
O ecumenismo procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes. Realiza trabalhos em conjunto para ajudar os necessitados e lutar por justiça. Realiza celebrações e orações em conjunto para causa da unidade, e realiza estudos sobre as doutrinas das várias igrejas, em busca de métodos novos para tratar as divergências.
Digamos, cada um de nós, no mais íntimo do seu coração: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5,24)”, na certeza de que, sendo a CASA COMUM, a RESPONSABILIDADE É NOSSA!
LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!                                                                                                                                                                   Aloysio Campos Filho
Coordenador do GED Salvador

Notícias decolores

O ANO DA MISERICÓRDIA NOS CONVIDA PARA SERMOS
"MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI"

Retomaremos nossas atividades para este ano de 2016 seguindo a princípio
este calendário, em nossa sede Decolores – Igreja dos Aflitos:

Data :05 de Março de 2016 (sábado)
Hora : 08h - *1ª Ultreya*

Data:08 de Março de 2016
Hora: 18.30h às 19.30h - 1ª *Aula Vivencial *

Data: 11,12 e 13 de Março -*Assembleia Regional do MCC*
Local: Feira de Santana

NOTA DO CORAL SANTO ANTONIO
“22Disse mais o Senhor a Moisés: 23Fala a Arão, e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel; dir-lhes-eis: 24O Senhor te abençoe e te guarde; 25oSenhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; 26o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.” (Num 6,22-26)
Senhor ide e vede a nossa querida irmã MARIA ANGELINA DANTAS, que chamastes para o Teu Reino no dia 26 de janeiro próximo passado. Continue a iluminar o seu espírito que tanto harmonizou muitos dos Seus seguidores da Sua igreja. Ela os ensinou a cantar o Seu louvor, por mais de 15 anos regendo o nosso CORAL SANTO ANTONIO como Maestrina de indiscutível competência, humildade e amor incondicional. Todos os Cursilhistas sentem sua falta e buscam conforto na bondade do Senhor que já a acolheu no Seu Paraíso Eterno.
O CORAL SANTO ANTONIO, o GED/SSA e a FAMILIA DECOLORES se uniram para celebrar, no dia 27 de fevereiro, missa de 30º dia – “o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz”!


Aniversariantes
Aos aniversariantes do mês de Março nossos votos de felicidades e parabéns a todos, que Deus os abençoe e proteja guiando-os pelo caminho da santidade.
GED e Cursilhistas de Salvador

Março:
Dia 1º  ANA CARLA OLIVEIRA DE ARAÚJO e LEIDEJANE SANTANA CRUZ * Dia 02 LEDA LUSTOSA N. ANDRADE * Dia 05 TEREZA LIBÓRIO * Dia 06 JAQUELINE CERQUEIRA VELOSO * Dia 08 TELMA MOREIRA DE OLIVEIRA * Dia 09 THEO – GENISELMA DE OLIVEIRA GAMA COSTA * Dia 10 JAIR LUCAS OLIVEIRA JUNIOR
Dia 11 SOLANGE CHASTINET, SONIA SAMPAIO e JOSÉ CARLOS FERREIRA CAMPOS * Dia 14 GABRIELA FIALHO DUARTE, LYZIA BASTOS e THILDA MUHANA PAIM * Dia 16 HELIANE BRANDÃO DA SILVA FARIA * Dia 18 JOSÉ TORRES DE CERQUEIRA, UBIRAJARA GABRIEL P. DA SILVA e ROSENIR OLIVEIRA PEREIRA * Dia 19 NADJA CALMON NAVARRO MORENO, MARIA JOSÉ KRUSCHEWSKY DA SILVA, MARIA JOSÉ PEDREIRA e JOSÉ DA HORA * Dia 20  MARIA JOSÉ ALMEIDA MASCARENHAS * Dia 22  MARLI BESSA e CIBELE PONDÉ * Dia 24  CRISTINA BUESCH * Dia 25  LAILA SAMANTA SOUZA THOMÉ  * Dia 26  MARILU – MARIA DE LOURDES FERNANDES * Dia 28  SILVIA MARIA COSTA SÁ e ROBERTO PESSOA * Dia 30  MATEUS FIALHO SOUZA MAIA e SUSANA ROSÁRIO SOUZA.














“Voltem para mim”, diz o Senhor, “de todo o coração”. “Não somente com algum ato exterior, mas do profundo de nós mesmos. De fato, Jesus nos chama para viver a oração, a caridade e a penitência com coerência e autenticidade, vencendo a hipocrisia.”

Quaresma, tempo para podar a falsidade

“Que a Quaresma seja um tempo benéfico para podar a falsidade, a mundanidade e a indiferença; para não pensar que tudo vai bem se eu estou bem; para entender que o que conta não é a aprovação, a busca de sucesso ou consenso, mas a limpeza do coração e da vida; para reencontrar a identidade cristã, ou seja, o amor que serve, não o egoísmo que se serve. Coloquemo-nos a caminho juntos, como Igreja, recebendo as Cinzas e mantendo fixo o olhar no Crucifixo. Ele, amando-nos, nos convida a nos deixar reconciliar com Deus e a retornar a Ele, para nos reencontrar”, concluiu o Papa. (MJ)

CFE 2016 alerta para desafios do saneamento básico

Campanhas Ecumênicas
A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, abordou “Solidariedade e Paz” e “Felizes os que promovem a paz”. A Campanha de 2010 tratou da “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.                                                                                         
Fonte: CNBB

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dai-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.
Amém

Dom Pedro Casaldáliga (Prelazia de São Felix do Araguaia)

Nenhum comentário: